quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Josef Stalin


Ao contrário de seu colega partidário Vladimir Lenin, Josef Stalin, teve uma infância difícil.

Pois enquanto o amigo vinha de família nobre, ele é filho de um sapateiro e uma costureira. Embora seus pais, tinha como objetivo o torná-lo padre, ele optou por se rebelar contra o sistema nazista.

Passou anos na prisão, por organizar assaltos, logo em seguida se aliu a Lenin. Teve uma ascensão meteórica no partido. Após a revolução Russa, seguiu na base líder do governo, assumindo a presidência do país, após a morte de Lenin. Sua fama era de eliminar todos os seus adversários políticos, inclusive Leon Troski, que era o indicado por Lenin, para assumir o poder.

Na década de trinta se dedicou a construir uma imagem pessoal forte, diante da população. Tratou de expulsar e assassinar seus opositores. Só eram divulgadas as informações boas de seu governo e ao seu respeito. A maquiagem dos dados fazia com que todos tivessem a imagem falsa de seu governo era uma maravilha para o país.

Teve um papel decisivo na segunda guerra mundial. Inicialmente fechou um pacto de paz, com Adolf Hitler. Este tinha o objetivo de se ocupar do Reino Unido e da França. No entanto, depois de dominar boa parte da Europa, partiu para cima da URSS. Stalin reagiu e em Stalingrado, se iniciou a primeira grande derrocada dos Nazistas.

A partir daí, a guerra tomara outro rumo. Logo em seguida com a entrada dos EUA, o quadro se reverteu e os Alemães se afundaram, junto com seus aliados. Ainda que indiretamente, pelo fato de ter o mesmo inimigo em comum, URSS E EUA, lutaram lado a lado. Pouco tempo depois, começaria uma disputa que duraria por décadas, a guerra fria.

Em 1953, faleceu em decorrência, de uma hemorragia cerebral. Alguns poucos historiadores, sustentam a tese de que foi envenenado. Com sua morte, URSS, iniciara uma grande transformação, no entanto o Comunismo, ainda permaneceria por décadas. Após sua morte, foram apuradas inúmeras denúncias, pelos seus supostos crimes.





Sem comentários:

Enviar um comentário